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A visão negativa que costumamos ter sobre o feedback é algo extremamente comum em diversos âmbitos da nossa vida e principalmente quando estamos falando da nossa área profissional. Muitas vezes o feedback é tratado como uma crítica, e essa não é uma ideia que agrada a muitas pessoas.
O medo é um companheiro constante quando estamos pensando em expor algum pensamento sobre determinado assunto e acabar gerando o sentimento de raiva, tristeza, ou até mesmo provocando reações desconfortantes em que não queremos ter que enfrentar.
Mas, a verdade é que, muitas vezes esses pensamentos podem ter um resultado extremamente positivo e evolutivo em diversos tipos de negócio. Absorver o feedback te ajudará a entender o que está acontecendo de bom e o que precisa ser melhorado em sua forma de trabalhar. Isso é uma prática que vale extremamente para o marketing digital, ou tudo o que você fizer que envolve o meio digital.
Quando você se demonstra aberto ao feedback você acaba por gerar uma relação de confiança e credibilidade entre você e seus clientes, ou entre você e seus funcionários.
“Não se esqueça que o feedback não precisa ser ofensivo, caso você seja o personagem que dará esse ponto de vista a outra pessoa. O feedback deve ser educado, e construtivo, mostrando com clareza os pontos que precisam ser melhorados ou que são bons.”
Para que você consiga ter feedbacks mais instrutivos você pode “alinhar” seu cliente para o que quer saber. Dessa forma você pode seguir um planejamento como, por exemplo, uma postagem em que as pessoas irão interagir e comentar suas opiniões.
Você pode seguir um modelo extremamente simples e que não demandará muito esforço que consiste em elaborar uma situação, para provocar uma espécie de comportamento e assim receber o devido impacto. Nesse caso vamos destrinchar o modelo para que você compreenda adequadamente:
- Situação:
Esse ponto é um dos principais, pois ele é o que você irá orientar a pessoa sobre o tema que está sendo abordado, para induzi-la a seguir a linha de pensamento correta e produzir um feedback realmente produtivo. Você pode optar por situar a pessoa dizendo: “Vamos falar sobre minha loja virtual, o que você acha sobre ela?”.
- Comportamento:
Nesse caso você pode relatar um determinado comportamento, que no caso consiste em ressaltar uma situação específica (como o ato de comprar, algo que ocorreu na sua empresa, e assim por diante). Aplicando isso na situação reversa, você pode encaminhar o feedback para tratar de algum comportamento que sua empresa possui ou agrega, como o ato de compartilhar conteúdo no Facebook.
- Impacto:
Se fosse você que estivesse dando o feedback você trataria nessa parte do impacto que a situação e comportamento relatados anteriormente geram de consequências, sejam elas positivas ou negativas. Entretanto, do lado oposto, é onde você vai analisar os impactos que os outros dois pontos geraram em seus clientes. Isso te ajudará a identificar mais pontos a serem melhorados ou a terem seguimento.
Com tudo isso você poderá estar sempre melhorando e evoluindo o seu negócio. É importante que você esteja de mente aberta para as respostas que receberá ao abrir este espaço, pois você precisará compreender diversos pontos de vista sobre um assunto que talvez você ache que está completamente certo.
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