Tempo de leitura: 3 minutos
A semana está sendo cheia de novidades e comemorações para uma das plataformas mais queridas do público heavy user de internet: o Instagram. O aplicativo para compartilhamento de fotos, pertencente a grande família do Facebook, está se tornando ainda mais popular do que já era em 2017 quando anunciou que tinha alcançado um total de 800 milhões de usuários e 500 milhões diários. Agora ele atingiu a marca de 1 bilhão de usuário.

O evento de anúncio ocorreu ontem (20 de junho) organizado pelo cofundador e diretor executivo do Instagram, Kevin Systrom, que além de anunciar o grande motivo de comemoração para o aplicativo, trouxe a novidade de uma nova extensão que promete expandir o âmbito de experiência de diversas pessoas. O novo aplicativo ganhou o nome de IGTV, e será diretamente ligado ao Instagram.
Qualquer pessoa poderá criar seu canal no IGTV e mostrar seu conteúdo para os seguidores
Acredita-se que a nova marca de usuários do aplicativo possa ser um ótimo argumento para essa novidade. Com o IGTV os usuários poderão criar um canal para publicação de vídeos mais longos, uma vez que o Instagram só permite a veiculação de vídeos de até 1 minuto. Com essa novidade o limite máximo dos vídeos é de até 60 minutos, sendo que essa dinâmica possa sofrer algumas alterações conforme a sua “fama” no Instagram.
Isso significa que se você quanto mais famoso for o seu canal, mais vantagens você vai desbloqueando e adquirindo para o uso do IGTV. Usuários comuns podem subir vídeos de até 10 minutos, e com o tempo e o aumento de seguidores você pode chegar até os 60 minutos mencionados anteriormente.
Você pode estar se questionando qual a diferença entre esse aplicativo e o seu concorrente mais direto até então, o YouTube. Na verdade, ambos possuem mais diferenças do que coisas em comum. Enquanto o YouTube que já conhecemos é mais velho no mercado (desde 2005) e ainda é muito voltado para a plataforma de computador, o IGTV chega para ser uma versão mais moderna e voltada para os telefones.
O IGTV traz a proposta de ser um formato totalmente vertical, o que exclui a possibilidade de vídeos em outros formatos, mas com resolução de até 4K.
O principal ideal é que as pessoas possam consumir o conteúdo em vídeo como uma TV, ou seja, de uma forma mais natural. Ao entrar no aplicativo você já tem um vídeo que será reproduzido automaticamente e sem som, enquanto haverá cards logo abaixo apresentando conteúdos que possam te interessar ou estão em alta.
Você ainda tem a possibilidade de estar sempre realizando pesquisa por palavra-chave, independente de que aba você esteja. Em “Para você” são mostradas sugestões conforme os perfis que você segue e o material que você costuma curtir. Em “Seguindo” você pode ver o feed de vídeos das pessoas que você segue. Já em “Populares” você encontra os conteúdos mais populares do momento, muito parecido com o “Em alta” do YouTube. E por fim temos a aba “Continuar assistindo” em que você pode continuar vendo os vídeos que estão no seu histórico.
De acordo com o CEO do Instagram, Kevin Systrom, o objetivo é tentar cada vez mais fazer a ligação das pessoas com seus interesses e relacionamentos.
Você não pode conseguir isso em nenhum outro lugar – essa mistura única dos dois.
O aplicativo estará disponível em breve para Android e iOS, e deve chegar dentro do Instagram mais cedo. Kevin ainda se manifestou a respeito do grande sucesso de 1 bilhão de usuários dizendo que não esperava algo como isso. Acredita-se que se o aplicativo persistir com novidades esses números continuarão crescendo incrivelmente.
Invista você também nas ruas redes sociais com a Vector! Acesse nosso site ou fale com para nossa equipe comercial pelo (31) 3889-2791. Acompanhe-nos na nossa página no Facebook e no Linkedin para ficar por dentro de diversas curiosidades, dicas e novidades de marketing digital!