Os 4 pilares da presença digital

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4 pilares da presença digital
4 pilares da presença digital

Ser conhecido na internet e ter uma boa reputação na rede é o que todas empresas buscam, afinal, com a mudança de comportamento do consumidor e um movimento cada vez maior das pessoas em relação à internet como fonte de informação, entretenimento, conhecimento e relacionamento, não há como abrir mão de uma boa presença digital.

A presença digital  é o conjunto de ações que a empresa emprega para fazer-se conhecida e influente na internet, buscando visibilidade e interação com seu público-alvo. Estas ações fornecem as bases de sustentação para a implantação e gestão dos 4 Pilares de Presença Digital:

Posicionamento
É a forma como um profissional, empresa, marca, produto ou serviço se coloca para o mercado. Trata-se do oposto da Imagem, que é como o mercado enxerga a marca. Estes conceitos normalmente são definidos no planejamento estratégico de marketing.

Conteúdo relevante
Todos os grandes especialistas em web não cansam de afirmar que, para se destacar na rede, é necessário produzir conteúdo de qualidade. Mas só produzir não é suficiente, este conteúdo tem que ser e relevante ao seu público alvo. E por fim tem que ser compartilhado de maneira eficiente para que o público seja impactado.

Relacionamento
O conteúdo relevante e de qualidade confere autoridade a quem publica, potencializando sua popularidade e influência junto ao mercado, por isso é a mola propulsora que gera relacionamento e engajamento com o público a partir dos canais digitais.

Monitoramento
Se tivéssemos que apontar apenas uma característica da internet que a torna uma mídia insuperável, esta seriam as estatísticas. Todos os canais da web fornecem dados estatísticos de alta precisão que podem ser utilizados para monitorar as ações e interações no ambiente digital.

Com estas informações é possível compreender o comportamento e o grau de interesse dos visitantes que estão usando e interagindo com cada canal. São muitos dados úteis para a tomada de decisão nas ações de sua presença digital.

O mapa estratégico para gerenciar a presença digital parece simples, porém exige a compreensão de disciplinas inter-relacionadas, como estratégia, estatística, marketing, programação e comunicação. Com estes recursos bem utilizados, marcas, empresas e profissionais conseguem potencializar sua reputação nos ambientes on-line, tornando-se referência no assunto.

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