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Uma das redes sociais mais usadas ultimamente, o Instagram também utiliza o temido algoritmo parecido com o Facebook. Então como ter um bom engajamento? Quais táticas devo utilizar para não perder público?
Talvez um empecilho é que a plataforma muda constantemente, lança novas funcionalidades e nem sempre estamos por dentro de tais mudanças. Uma delas, lançada recentemente foi o IGTV que é uma plataforma de vídeos de até 60 minutos, diretamente ligado ao Instagram.
É de extrema importância ter um bom engajamento, pois isso traz retorno e visibilidade online para sua marca, além de ser uma forma de driblar o algoritmo. Então vamos a algumas dicas que vão te auxiliar nisso.
1. O conteúdo importa
O Instagram é uma rede social VISUAL. Ou seja, lá é valido mais imagem e menos texto. Ter uma paleta de cores definida e um esquema de layout ajuda bastante. A plataforma utiliza de uma matriz de 3 fotos ou vídeos em coluna, é possível brincar com isso, dividindo uma única imagem em varias outras e organizar o feed de uma forma diferente e chamativa. Os vídeos permitidos são em formato quadrado com no máximo um minuto.
2. Use hashtag
Muitas pessoas têm certa aversão, mas utilizar hashtag pode ser uma técnica antiga, mas ainda é bastante usual. Isso ajuda a categorizar o assunto abordado com outros que estão em alta no mundo inteiro, além de ser uma maneira de ser encontrado. Não existe uma quantidade certa a ser usada, porem nunca é bom exagerar em nada.
3. Faça Stories
A febre do momento são os Stories, e dentro deles sempre tem atualizações. Neles você pode postar foto ou vídeos de até 15 segundos. A prática é boa por ter sua marca aparecendo no topo do feed dos seguidores, sem haver a necessidade de eles entrarem em seu perfil. E por ser algo rápido, ajuda a memorizar a marca e não fica algo invasivo e repetitivo.
Para aqueles que já possuem uma boa presença digital tem ainda a função “Arraste para cima” onde você pode colocar um link especifico, que pode ser do próprio blog da marca, mas tal função é só para aqueles que possuem mais de 10 mil seguidores. Mas não desanime, a regra pode ser mudada em breve e o número pode diminuir.
4. Poste nos melhores horários e sempre que possível
Cada rede social possuiu seu melhor horário de postagem, e cada público seu tempo especifico de utilização. Conhecer estes horários ajudam bastante, já que saber os horários que seus seguidores estão “online” facilita a burlar o algoritmo já que as pessoas que curtem seu conteúdo já o verão de primeira (é esperado na teoria). Manter uma frequência de postagem seja no feed, ou uma presença forte nos Stories é essencial, fixando assim a marca nas telas dos usuários.
5. Interaja com seu público
Curtir e responder comentários, utilizar o direct quando necessário também é uma boa maneira de engajamento. Passa ideia que a marca é “acessível”, os seguidores esperam e gostam desta postura, é quase essencial para eles uma marca mais pessoal e menos automatizada.
Falamos um pouco de como fazer para ter um bom engajamento, seguindo as dicas você poderá melhorar bastante o fluxo na sua rede. Acompanhe-nos na nossa página no Facebook e no Linkedin para ficar por dentro de diversas curiosidades, dicas e novidades de marketing digital!
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