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A comunicação entre empresa-cliente é a melhor forma de soluções existentes. O modo de fazer esta comunicação que ainda é um pouco ríspido. A melhor maneira seria por meio de mensagens rápidas, e para isso já existe o WhatsApp convencional, mas passar seu contato pessoal para clientes não seria incomodo demais? Para isto foi criado o WhatsApp Business, que consistente em uma versão melhorada e profissional da já existente.
Voltado para pequenas e medias empresas, com a nova versão é possível criar o perfil comercial, onde é descrito atividades da empresa, endereço com direito a mapa, horário de funcionamento, site, e-mail, e imagem de perfil destinada a ser ocupada pela identidade visual da empresa. Ainda será possível ter a conta verificada, esta para empresas que já estão a algum tempo no aplicativo, além de serem reconhecidas facilmente na internet.
Os benefícios de ter a conta verificada é que não aparecera um número, e sim o nome da empresa com o símbolo de verificação ao lado. Isso facilita na confiança do cliente ao receber uma mensagem sua, garantindo que é algum funcionário da empresa por trás da tela.
Uma ótima novidade é a possibilidade de etiquetar as diversas conversas com clientes/fornecedores. Por exemplo, se você está cuidando de um evento e tem um controle de pagamentos, você pode utilizar a etiqueta “Pago” para quem já pagou pelo ingresso, “Aguardando pagamento” para aqueles que foram feitos através de transferência bancarias, e “Não pago” para aqueles que ainda não pagaram. Tal ferramenta já é utilizada no Slack, chat corporativo muito usual.
Como nem sempre é possível estar online o tempo todo, o Business tem a opção de deixar mensagens definidas, sejam elas de saudação, ausência ou mensagens rápidas.
Ainda é possível obter estatísticas no aplicativo. Ainda não existem gráficos ou imagens, mas em forma de texto é possível analisar a quantidade de mensagens enviadas, mensagens lidas e recebidas.
O aplicativo, se utilizado da maneira correta, pode ser um grande auxílio na forma de contato com o cliente podendo aumentar o engajamento da marca. Mas tudo com cautela, devido ao fato de WhatsApp ser extremamente pessoal, a abordagem na conversa deve ser estudada para ser menos invasivo o possível e não receber o bloqueio do cliente, já que, mesmo sendo uma conta comercial ainda assim as pessoas podem bloquear e ainda denunciar como spam.
Com a possibilidade de ser o novo canal do cliente das empresas, o aplicativo tende a crescer e se popularizar e se sua marca se adiantar e já começar a utilizar dos serviços seria um diferencial competitivo. Analise seu público e as formas de comunicação existente em sua empresa, e julgue se a ferramenta será regular e se facilitará o modo entendimento cliente/empresa.
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