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Conhecidas por promover o relacionamento entre as pessoas, as redes sociais são, também, fundamentais para a aproximação entre empresas e clientes e gerar oportunidades de negócio.
Ambientes menos formais e mais acessíveis, as redes sociais são perfeitas para a troca de experiências, manifestação de opiniões e esclarecimento de dúvidas quanto a produtos e serviços. Quando gerenciadas com eficiência e expertise, são capazes de não só gerar visibilidade da marca mas, principalmente, se tornarem suporte para o aumento das vendas e fidelização dos clientes.
Relacionamento de verdade
Nos dias de hoje, se a empresa busca um relacionamento duradouro e lucrativo com clientes atuais e potenciais deve mostrar-se disposta e preparada para interagir em nível pessoal, através das diversas mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
Esse contato direto respondendo solicitações, esclarecendo dúvidas, trocando dicas de utilização dos produtos e informações relevantes é extremamente benéfico para credibilidade/confiabilidade da empresa, bem como o nível de satisfação dos clientes, fatores indispensáveis para uma boa reputação.
Um cliente satisfeito, que possui ótimo relacionamento com a empresa é, muitas vezes, o maior divulgador da marca, convidando amigos a conhecer os produtos e serviços, bem-dizendo o suporte e a atenção recebida. Isso sem falar nas vantagens econômicas da fidelização/retenção, já que o custo de aquisição de novos clientes é superior ao upgrade nos pacotes oferecidos aos clientes já conquistados.
Outra oportunidade que as redes sociais oferecem é a possibilidade de, através da análise de comentários e interações, trabalhar ativamente por um alinhamento ideal entre as expectativas do cliente e a realidade do produto oferecido, disponibilizando informações cada vez mais detalhadas e relevantes para o consumidor, conquistando-o.
Quanto mais esclarecido o cliente, maior sua segurança na tomada de decisão que, instruída, será também mais rápida.
A análise pode ser importante, ainda, para nortear estratégias de marketing e vendas e, inclusive, quando cabível, reavaliar condutas e metas operacionais para evoluir.
Promoção do negócio
Além do relacionamento, as redes sociais são, ainda, ambiente propício para promoção e divulgação de marcas e eventos, além de impulsionamento de campanhas publicitárias online.
O movimento rápido e espontâneo é, sem dúvidas, uma das principais características das redes sociais. Todos os acontecimentos da vida são compartilhados no tempo ínfimo de um clique: é só acessar uma dessas plataformas para saber notícias da família, dos amigos e também do país, das empresas e instituições.
O brasileiro, em especial, passa tempo considerável do dia recebendo informações por essas redes. Só o Facebook, por exemplo, conta com acesso diário de mais de 62 milhões de usuários no país.
Saber explorar esse potencial de visibilidade é essencial para a empresa. Ter uma preocupação com o conteúdo das postagens, em formato diversificado e que seja sempre relevante e interessante para o púbico é a das formas de conquistar o cliente, gerando maior engajamento (compartilhamentos, indicações e comentários) e, consequentemente, visibilidade da marca. Outro aproveitamento desas redes é a divulgação das ofertas e campanhas de publicidade online, captando ativamente os interessados que já estão em estágio avançado da jornada de compra.
Certo é que, nos dias de hoje, se a presença digital da empresa começa com a criação do próprio site, ela só se aperfeiçoa com a ajuda das redes sociais. E com as modificações profundas que a internet operou nos hábitos dos consumidores, o que pode ser mais relevante que estar na web e saber utilizá-la para fechar negócios?
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