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As empresas já estão cansadas de saber que não podem mais ignorar as mídias sociais. Investir em conteúdo no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e outras mídias tem sido grande fonte de engajamento com a marca, relacionamento e posteriormente geração de vendas. Porém, sem estratégia adequada nada disso acontece na prática.
E hoje queremos explicar um pouco sobre isso, focando em conteúdo para o Instagram, mídia queridinha dos brasileiros e que tem crescido assustadoramente, deixando pra traz várias outras mídias sociais.
O Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Fica clara a preferência do brasileiro em relação a mídias sociais, que tem crescido cada vez mais.

Sua conta deve ser profissional
Por ser a rede social queridinha dos brasileiros, empresas de variados ramos de atividades aderiram e ainda estão aderindo à rede e começando a criar conteúdo para o Instagram.
Mas, é importante entender que o perfil de empresa não deve ser igual ao perfil pessoal. No Instagram existe a Conta Profissional, dedicada a empresas e profissionais que expõem seus produtos e serviços na rede.
Se você trabalha para uma empresa ou é autônomo, crie ou altere seu tipo de conta para profissional. A conta proporcionará funcionalidades essenciais como o menu de estatísticas, além disso, ela pode ser vinculada a uma página do Facebook e ao gerenciador de anúncios do mesmo, e ainda você terá o acesso ao instagram shopping para divulgar seus produtos.
Diversifique seu conteúdo
Seu conteúdo realmente é relevante nas mídias sociais? Você esclarece as reais dúvidas de sua audiência? Post por post não é sinal de sucesso no marketing digital. E muito menos postar somente sobre seus produtos ou serviços todo dia. As pessoas procuram informação!
O conteúdo para o Instagram precisa ser planejado e trabalhado estrategicamente. Procure diversificar o tipo de conteúdo a cada dia. Claro que você deve divulgar seus produtos, mas também precisa gerar conteúdo gratuito e interessante que ajude sua persona, resolva seus problemas e a guie em sua jornada de compra.
Imagem + Legenda = sucesso
Como diz o ditado: Uma imagem vale mais que mil palavras!
Sim, mas nem sempre! Apesar de ser uma rede social focada em imagens, o Instagram permite inserir uma grande quantidade de texto na legenda do feed. E a estratégia de imagens interessantes com texto relevante é essencial para gerar engajamento e vendas.
Trabalha com CTAs (chamadas para ação) nas imagens e gatilhos mentais eficientes em sua legenda.
Leia mais: Como melhorar o engajamento da sua marca no Instagram
Conteúdo em vídeo é essencial
Já é de conhecimento de todos e comprovado que os vídeos são conteúdos de extrema relevância no Instagram. Você pode usá-los nos stories, no feed e no IGTV, esse último permite vídeos de tempo bem maior e posiciona melhor seu perfil na rede.
Use esses recursos sem moderação e não se esqueça de legendar esses vídeos. É comprovado também que a maioria dos usuários visualiza vídeos nas mídias sociais com o áudio desabilitado, portanto as legendas são essenciais para chamar a atenção da sua audiência.
Live é unanimidade ao se pensar em interação. Os vídeos ao vivo no Insta têm um destaque nos stories e são verdadeiras preciosidades para engajamento. Faça palestras online, gere conteúdo, mostre seu evento ao vivo.
Use e abuse das hashtags
As polêmicas hashtags são sim um recurso que vale muito a pena no Instagram. Usuários que ainda não seguem seu perfil podem te achar pela pesquisa de hashtags. E isso funciona de verdade.
Mas cuidado com a quantidade de hashtags no post e a falta de objetivo em seu uso. Colocar 20 hashtags polui o post e traz público pouco qualificado. Tente se limitar a aproximadamente 5 hashtags e com objetivos claros, que possuem relação com seu conteúdo de fato.
Stories valem ouro
Uma pesquisa realizada pela MLabs concluiu que os stories de perfis profissionais possuem até 30% mais visualizações do que em perfis pessoais.
Os stories possuem recursos muito ricos em criatividade e chamadas para a ação como os GIFS e os stickers. Além disso, possui ferramentas para gerar interações como as enquetes e as perguntas.
Esperamos ter ajudado um pouco no entendimento de como tirar o máximo de proveito de todos os recursos oferecidos pelo Instagram. Ferramenta com mais de um bilhão de usuários no Brasil. Continue ligado em nosso blog para mais ver mais conteúdo como este. A Vector também possui profissionais especialistas em redes sociais e principalmente no Instagram. Se precisar de uma ajuda estratégica, conte conosco. Acesse o site!