Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Pouco depois da chegada dos vídeos no Instagram, um novo vírus se espalha na rede social que já conta com mais de 130 milhões de usuários ativos por mês. O ataque do vírus se caracteriza pelas publicações de imagens de frutas e algumas mudanças nos dados de perfil dos usuários. Este ataque está sendo considerado o primeiro caso de spam em grande escala a atingir o Instagram.
Diversas contas foram atingidas através do link gerado pelo encurtador bit.ly e, segundo as estatísticas, já conta com mais de 30 mil cliques. Além da publicação, o vírus modifica a biografia dos usuários, inserindo uma URL para para uma notícia falsa da BBC com o título “Fruta Tropical queima 17 quilos em 22 dias. Oferta exclusiva para leitores” capaz de atrair, principalmente, os mais aficionados com a estética.
A companhia reconheceu o ataque e garantiu que está trabalhando para voltar as conta afetadas ao seu estado normal. Segundo uma fonte do Facebook, que agora é ‘responsável’ pelo Instagram ao GigaOM, a segurança e equipe de spam rapidamente tomou medidas para proteger as contas envolvidas, e as fotos estão sendo excluídas.
Segundo executivos da rede social, o Instagram já está entrando em contato com os usuários afetados pelo vírus e pedidno uma redefinição de senha. Os usuários afetados pelo vírus certamente receberão um e-mail contendo a seguinte mensagem: “Nós detectamos uma atividade suspeita que sugere que sua conta do Instagram pode ter sido comprometida. Não se preocupe, nós estamos tomando medidas para protegê-la. Como resultado, precisamos que você redefina sua senha.” Fique atento.
Para ler mais notícias, clique em blog.vectornet.com.br. Informações sobre a Vector visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook