Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Não é preciso esperar o dia da mentira para encontrar muitas histórias duvidosas na internet. E a dúvida sobre a veracidade da história permanece por muito tempo. Em alguns casos, mesmo depois do caso perder o foco para outras histórias, ainda ficamos na dúvida se era verdade ou não.
Abaixo seguem sete dicas para você identificar qual história é verdadeira ou não.
1 – Pergunte-se se isso é possível.
Só o fato de você se questionar poderá ajudar a descobrir a veracidade. Pense se o caso é possível ou não.
2 – Procure no Google
Busque alguns termos relacionados no Google. Se não houver outros sites ou se as outras fontes se referirem sempre ao primeiro site que você viu, desconfie. Veja se outros veículos noticiaram aquela informação e de onde elas vieram.
3 – Procure nas redes sociais
Veja o que as pessoas estão comentando e quem são essas pessoas. Nas redes sociais como, Facebook e Twitter é bem provável que você encontre teorias e links desmentindo ou confirmando.
4 – Cheque a fonte
Mesmo que você não desconfie da notícia é recomendável verificar qual é a fonte. Hoje em dia existem muitos sites de notícias falsas e de humor que inventam notícias apenas por “diversão”.
5 – Preste atenção nos detalhes
Por melhor que seja a edição dos vídeos, os detalhes acabam sempre por revelar alguma farsa. Veja o vídeo mais de uma vez, leia a matéria mais de uma vez. Na primeira vez muitos detalhes passam despercebidos, mas depois você acaba encontrando alguma falha que denuncie a veracidade.
6 – Busque no E-Farsas
O site é voltado para a análise das notícias ou vídeos absurdos. Desde 2002 o site vericada cada publicação na intenet que pode ser fake, e através de argumentos e provas, mostra o que é falso e o que é verdadeiro.
7 – Veja quem compartilhou
Não vale confiar sempre na tia que tem o computador cheio de vírus por clicar na matéria que prometia deixar o Facebook colorido, nem no amigo que te marcou com mais 44 pessoas em uma publicação. Esses acreditam em tudo que postam.
Para ler mais notícias, clique em blog.vectornet.com.br. Informações sobre a Vector visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook