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Publicidade é, de maneira geral, “toda forma de divulgação de mensagens, por meio de anúncio, com o fim de influenciar o público como consumidor”¹.
É através dela, portanto, que empresas e empreendedores promovem serviços e produtos com linguagem adequada para um público específico, seus clientes atuais e potenciais.
A publicidade mudou muito nos últimos anos, especialmente quando a internet introduziu nas culturas um novo jeito de comprar, se relacionar e buscar informações.
Novas oportunidades surgiram e os meios de comunicação tradicionais como TV, rádio, impressão e outdoor se tornaram insuficientes, abrindo espaço para as mídias digitais, como sites, ferramentas de busca, redes sociais e aplicativos.
As vantagens do anúncio online impulsionam por si só a transição das mídias tradicionais para as digitais. Apesar disso, no Brasil, o mercado de anúncios na internet é ainda tímido. Muitos empresários ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da publicidade online: onde, como, quanto e quais os requisitos para anunciar na internet. Sem orientações profissionais, acabam por questionar a efetividade das ações na web, principalmente o retorno do investimento.
Entretanto, os números dizem o contrário e anunciar na internet pode ser extremamente vantajoso, já que, além de reduzir custos de produção e disseminação, a internet atinge público maior, e segmentado, e oferece ferramentas para controle e acompanhamento constantes das campanhas, permitindo sua otimização em tempo real.
Para entender melhor a diferença entre o investimento médio necessário com anúncios através das mídias tradicionais e pela internet, veja a tabela abaixo:
As mídias digitais permitem, portanto, ao anunciante:
- Atingir um número muito maior de pessoas, de maneira segmentada e assertiva, já que permite delimitar a exibição do anúncio em função de gênero, interesse, localização, idade, idioma e tipo de dispositivo utilizado para acessar a internet.
- Gastar menos dinheiro que as mídias tradicionais, principalmente se considerarmos que a internet viabiliza a divulgação de marcas, produtos e serviços 24 horas por dia, atingindo clientes atuais e potenciais, sem barreiras geográficas e outras limitações das mídias offline;
- Analisar resultados e tomar decisões educadas, já que a automação da publicidade online permite que o anunciante analise (e controle) as campanhas a todo tempo e gere relatórios de dados precisos e reais, tais como a quantidade de visualizações e cliques, os períodos do dia que geraram melhores resultados, os formatos de anúncio mais acessados e os espaços reservados para propaganda mais eficazes para anunciar.
- Registrar e acompanhar fechamentos gerados pelas campanhas de publicidade, permitindo a análise de sua eficácia e manutenção do controle de data de compra, prazo de entrega e a forma de pagamento.
A publicidade online é a que mais cresce no Brasil e no mundo. Se a sua empresa ainda não anuncia na internet, com certeza está deixando de aproveitar grandes oportunidades de negócio e, mais, perdendo a chance de reduzir custos consideráveis, algo essencial em tempos de crise.
Para saber mais sobre publicidade online e as formas mais eficientes de divulgar a sua empresa na internet, leia nosso post especial clicando aqui.
1- Dicionário Online Michaelis in: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=publicidade.
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