Tempo de leitura: 5 minutos
Em outra oportunidade, falávamos como as redes sociais aproximam empresas e consumidores, funcionando nos dias de hoje como suporte indispensável para as presença digital de uma empresa.
As facilidades na criação de perfis e Fan Pages e a falta de informações mais detalhadas sobre o funcionamento das plataformas, em especial o Facebook, geram, todavia, a impressão equivocada de que a divulgação de empresas, produtos e serviços nessas redes além de gratuito é algo extremamente simples.
Sem cogitar das características, alcance, custo e resultados efetivos (vendas) dessa divulgação, muitos empresários questionam a necessidade da criação de websites, optando pelas redes sociais como único canal de comunicação digital da empresa.
Pensando nisso, reunimos neste post esclarecimentos importantes que devem ser levados em conta antes da definição da estratégia de presença digital da sua empresa.
Delimitando as funções
Ambientes menos formais e mais acessíveis, as redes sociais são perfeitas para a troca de experiências, manifestação de opiniões e esclarecimento de dúvidas quanto a produtos e serviços.
Quando gerenciadas com eficiência e expertise, são capazes de não só gerar visibilidade da marca mas, principalmente, se tornarem suporte para fidelização dos clientes e aumento de vendas.
Estatisticamente, um produto que é recomendado por um amigo tem maiores chances de ser adquirido que outro não indicado.
Na atualidade, as redes sociais são o canal ideal para suscitar essas indicações através de compartilhamentos, menções e marcações, gerando movimentação para o site, onde, aí sim, as pessoas efetuarão a compra do serviço.
O Facebook funciona ainda, assim como o Google AdWords, como meio de publicidade online. Lembrando, entretanto, que cada um deles tem características, funções e custos diferentes, que abordaremos num próximo post.
O Facebook é, portanto, indispensável suporte à comunicação da empresa, ao planejamento de presença digital, já que constitui canal de relacionamento direto com clientes atuais e potenciais e é fonte geradora de visibilidade e promoção do negócio.
Em outro fronte, o site é o destino final e a base de todas as estratégias da empresa na internet.
Por suas características, confere maior credibilidade e confiabilidade ao negócio do que a simples utilização de perfis e páginas em redes sociais, pois, além de reunir as informações de maneira mais completa, organizada, profissional e personalizada, de acordo com as características ou perfil da empresa, um bom site disponibiliza melhores indicativos de idoneidade, como a divulgação dos objetivos e a história da empresa, bem como o portfólio, lista de parceiros e clientes.
Diante dessas informações detalhadas, o cliente potencial se sente mais seguro ao preencher formulários, disponibilizar dados pessoais e finalizar uma compra, muitas vezes, sem sequer ir até a loja física.
Divulgação no Facebook
Como dizíamos no início, a impressão de que o Facebook é meio de divulgação gratuito para empresas e produtos não é inteiramente verdade.
Vamos analisar uma informação extremamente relevante que muitos desconhecem: com as mudanças na forma de monetarização do Facebook, o alcance orgânico das publicações foi continuamente reduzido, desde 2012, e hoje chega a apenas 2 ou 1%.
E o que isso significa? Atualmente, se você publica algo na sua página apenas 2% dos seus seguidores, em média, visualizarão o material. Para aumentar esse número, entretanto, duas são as opções: 1ª) conteúdo extremamente popular, com capacidade de “viralizar” na internet, instigando inúmeros compartilhamentos espontâneos ou 2ª) patrocínio de post.
A segunda opção aumenta consideravelmente o alcance, embora não haja um percentual específico para o acréscimo, já que a audiência compreendida e os custos são calculados de acordo com a segmentação¹ configurada. Vale lembrar, ainda, que o patrocínio expande a base de alcance, já que pode ser configurado para atingir não só os clientes atuais, mas, também, pessoas que ainda não conhecem sua empresa e/ou não integram a “fan base”.
De qualquer maneira, seja a forma de divulgação na plataforma o patrocínio de posts ou os anúncios, essa comunicação exige investimentos relevantes, especialmente em padrões de grande competitividade, quando muitas empresas buscam atingir um mesmo perfil de audiência. Em todos os casos, o leilão é que ditará os valores necessários para cumprimento de uma meta específica de alcance.
Melhor Estratégia
A melhor estratégia é, sem sombra de dúvidas, coordenar as campanhas realizadas estrategicamente em cada mídia, principalmente Google AdWords e Facebook Ads, o relacionamento através das redes sociais, sem se esquecer da base de todas as operações da sua empresa na internet, o site.
E nunca é demais frisar: as Fan Pages pertencem ao Facebook, assim como os perfis em todas as redes sociais pertencem às plataformas. Nunca se esqueça disso. O controle absoluto sobre o destino delas está com os desenvolvedores/proprietários que podem deletá-las a qualquer momento, como de fato já fizeram, por mudanças em políticas de serviço ou alterações de padrões por eles estabelecidos.
Por isso, a dica: não foque toda a divulgação do seu negócio em uma plataforma sob a qual você não tem controle. Saiba explorar o potencial que elas oferecem em presença digital, sem perder o espaço que lhe é próprio, destino final de todas campanhas, seu site. O site da sua empresa representa um ativo, é de seu inteiro controle e, portanto, atende exatamente aos seus objetivos, divulgando sua empresa produtos e serviços 24 horas por dia, sem custos especiais.
Saiba mais sobre as vantagens da publicidade online, lendo nosso post específico sobre o assunto.
Nota:
1 – Segmentação: divisão do mercado em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes, segundo seu perfil financeiro, psicológico etc., visando definir estratégias de marketing.
Conheça a Vector acessando nosso site e não se esqueça de nos seguir no Facebook e Twitter.