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Ok, depois de alguma pesquisa na web você já compreende mais sobre o mundo do Marketing Digital e quer começar a tirar proveito das vantagens que a web oferece. Sua cabeça já deve estar repleta de ideias para anúncios, seu perfil de audiência já está bem delimitado e você inclusive já separou um orçamento para começar a investir.
Ótimo!
Mas será que você já parou para pensar nas suas expectativas? O Marketing Digital oferece uma diversidade de maneiras de se utilizar o público da web a favor de seu negócio, que funcionam de maneira diferente para propósitos diferentes.
Um dos equívocos mais comuns em campanhas de Marketing Digital é pensar que tudo funciona meio que da mesma maneira e qualquer tipo de campanha pode gerar o mesmo resultado, por isso a Vector criou este pequeno guia para você que está começando a investir nesta área compreenda melhor como alocar seus recursos de acordo com suas expectativas.
Vamos lá!
Antes mesmo de planejar qualquer peça ou promoção, primeiro precisamos saber o que você precisa. Geralmente um anunciante precisa vender um produto/serviço ou então precisa melhorar o reconhecimento de sua marca – o termo em inglês que usam para isso no meio é “brand awareness”.
Agora que já sabemos o que você precisa, temos que saber seu objetivo, e este objetivo precisa ser específico, como: “quero vender 10 produtos com esta campanha em 1 semana” ou “quero receber 100 telefonemas de clientes com esta campanha”. Já vamos entender por que ter um objetivo específico é importante para administrar suas expectativas e aplicar seu orçamento de maneira otimizada.
Que lugar é a internet?
Depois destes questionamentos iniciais, o anunciante já pode começar a traçar suas estratégias de maneira mais ordenada, e o primeiro passo para isso é testar as águas.
Especificamente falando é necessário fazer uma análise de mercado para seu produto na web. Nesta etapa você define questões importantes para o prosseguimento da campanha como:
- Quem são seus concorrentes?
- Qual o volume de buscas para seu produto/serviço?
- Como seu público alvo acessa a internet?
- O que eles acessam?
- Qual o nível de competitividade no seu setor dentro da web?
Estes são apenas alguns exemplos, mas uma vez que você tenha pelo menos isso definido seu caminho ficará mais claro no futuro da sua ação de Marketing Digital.
E por onde começar?
Agora que sabemos o que você precisa, o que você quer, quem são seus potenciais clientes, como eles usam a web e quem são seus concorrentes, podemos começar a pensar em como alcançar todas estas pessoas.
As ferramentas são muitas. Email marketing, campanhas em banners dentro de sites, campanhas em resultados de buscas, anúncios em redes sociais, vídeo, conteúdo patrocinado de influenciadores digitais, etc.
A escolha da ferramenta vai depender muito do seu público alvo, afinal a internet é enorme e pessoas diferentes frequentam sites diferentes. Nesta etapa é comum acontecer equívocos que acabam queimando todo seu orçamento sem render bons resultados.
Por exemplo: Se você estiver oferecendo planos de previdência privada, não é a coisa mais esperta do mundo anunciar no Snapchat que tem quase 1/4 da sua audiência ainda no ensino médio (nos EUA), de acordo com os dados do Statista.
É um pouco difícil descrever todas as possibilidades de combinação de ferramentas para alcançar seus objetivos sem extender este texto por pelo menos mais uns 20 parágrafos, portanto é interessante contar com o auxílio de profissionais da área nesta hora.
Sempre tenha em mente que o perfil do seu cliente aponta para onde ele estará na internet, e é assim que você consegue atingí-lo com sua campanha.
Quanto é que custa tudo isso?
Se você fizer tudo direitinho não vai custar nada, porque todo o investimento feito pode voltar em forma de vendas!
Ok, essa última frase parece discurso furado de vendedor, mas ela é a base do trabalho em qualquer campanha digital. Se o investimento em campanhas não retornar em vendas, qual o sentido dele? Aliás, no Marketing Digital o ROI (return on investment – retorno sob investimento) é o indicador crucial para medir o sucesso de uma campanha.
É bom deixa claro que por motivos estatísticos não é garantido retorno em absolutamente todas as campanhas, mas este retorno é, felizmente, realidade nas campanhas bem estruturadas.
As ferramentas são muito flexíveis em termos de orçamento. Você pode literalmente investir de R$ 0,01 a R$ 1 milhão, mas esta decisão vai ser baseada em tudo aquilo que foi discutido anteriormente e, principalmente, de acordo com aquela expectativa inicial de resultado específico.
Não adianta querer lucrar R$ 100 mil investindo R$ 10,00 numa campanha de 1 dia. Basicamente a definição de um orçamento é um dos últimos passos de sua campanha antes dela ir ao ar, e é neste passo que nos deparamos com a realidade diante daquilo que traçamos lá no início, onde nos questionamos se as expectativas estão de acordo com a realidade tanto do mercado quanto do seu investimento.
Mas não precisa se desanimar se aquele seu desejo inicial de “vender 10 produtos em 1 semana” se mostrar um pouco inviável. Às vezes é a nossa falta de experiências com este tipo de campanha que cria este tipo de visão distorcida, mas com tempo e experiência você vai notar que este ajuste de objetivos e expectativas diante do fluxo do mercado na web é exatamente o segredo para uma campanha de sucesso com um ROI satisfatório.
A Vector espera que você consiga tirar proveito deste conteúdo em suas futuras campanhas. Caso queira conversar com a gente sobre como melhorar seu desempenho em campanhas web, dê uma passada no site da Vector e nos escreva uma mensagem!