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Com tantas informações disponíveis online para todo mundo e com o acesso à internet sendo cada vez mais democrático, pacientes não sentem mais a necessidade de se deslocar até um hospital para tirar algumas dúvidas sobre seus sintomas.
A partir deste comportamento do público, o desafio para os consultórios e profissionais de saúde agora é estar na primeira página do Google, dando informações que podem ajudar os pacientes a avaliar onde irão se consultar.
Plataformas de rede de pesquisa, como o Google, tornaram-se tão sofisticadas para ajudar as pessoas a encontrar o que procuram, que agora uma pessoa pode literalmente digitar “especialistas médicos” ou “médicos perto de mim” em sua caixa de pesquisa e isso irá preencher uma lista dos especialistas médicos mais confiáveis em sua área geográfica.
No artigo de hoje, você vai entender qual é a importância do seu consultório aparecer na primeira posição do Google e quais são as estratégias e técnicas que devem ser utilizadas para conseguir tal feito.
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Importância e benefícios da estar na primeira página
Uma década atrás, o simples fato de ter um site era suficiente para impressionar os pacientes em potencial e ajudá-los a encontrar a identidade de sua marca na área de saúde, mas agora, um site que oferece informações relevantes nos resultados orgânicos de busca é a nova porta de entrada da área de saúde.
Além disso, um site ou blog é a primeira coisa que os pacientes encontram quando vão pesquisar sobre algum assunto relacionado à saúde. Contando com que seu consultório esteja entre os primeiros resultados de pesquisa, você consegue mais autoridade para o seu negócio, se tornando mais fácil conseguir novas oportunidades.
Mas o que queremos dizer com “autoridade” e como conseguir tal feito?
O Google classifica as páginas com duas métricas principais:
A autoridade: que se trata de quantas pessoas compartilham ou vinculam seu conteúdo na internet.
A relevância: que é uma medida baseada em quão próximo o seu conteúdo está relacionado às palavras mais buscadas pelas pessoas no Google. Sendo assim, o mecanismo de busca entende que o seu conteúdo fala exatamente sobre aquilo que a pessoa está pesquisando.
E onde são postados esses conteúdos?
Os conteúdos são postados em sites e blogs, com conteúdos relevantes e bem estruturados para serem encontrados por usuários que estão na internet buscando pela resolução de suas dúvidas.
Só conseguirei resultados relevantes no Google se eu pensar estratégias baseadas apenas em site/blog?
Sim. É imprescindível que o seu consultório possua um site/blog que tenha conteúdos ricos e um pouco mais extensos, que contenham muita informação relevante para que os seus pacientes considerem o seu consultório como uma autoridade no assunto.
Assim, quando a pessoa avaliar em procurar por ajuda médica, ela se lembrará que seu conteúdo ajudou a sanar diversas dúvidas relacionadas aos seus sintomas ou outras coisas relacionadas à saúde de um paciente.
Consigo fazer isso apenas com mídias sociais como Facebook e Instagram?
Não. As mídias sociais são plataformas sociais que você pode utilizar para se relacionar com o público e postar conteúdos e dicas que possam ser consumidos de forma mais rápida no cotidiano das pessoas.
Pensa com Vector: quando você busca por assuntos importantes que possam tirar sua dúvida com relação a saúde, você vai até um perfil no Instagram ou pesquisa no próprio Google? A maioria das pessoas responderiam sem dúvidas que preferem procurar no famoso Google sobre conteúdos que explicam de forma mais completa o porquê de tal sintoma.
Quando você procura por uma marca que você se identifica e quer saber mais sobre o que está acontecendo no dia a dia dela, você procura por onde? A maioria das pessoas responderiam sem dúvidas: nas redes sociais.
As redes sociais são para conteúdos mais rápidos, sendo que as postagens feitas em redes sociais ficam apenas dentro das plataformas e não aparecem no mecanismo de busca do Google.
Para isso, o site do seu consultório precisa investir em técnicas de SEO.
Para colocar um site na primeira página de mecanismos de busca, como o Google, o trabalho envolve o uso estratégico de frases e palavras-chave ideais para que a ferramenta possa entender os sites de sua instituição de saúde e ter certeza de que você classifica os termos de pesquisa relacionados à saúde adequados, relevantes e pertinentes (por exemplo, condições médicas, tratamento profissional de saúde de qualquer tipo).
Além de produzir um conteúdo que realmente sane as dúvidas do paciente, técnicas de marketing digital como utilizar as palavras-chaves baseadas no que as pessoas estão pesquisando é apenas o começo para as práticas recomendadas.
Algumas outras coisas que os conteúdos de sites e blogs devem ter são:
- Ter links que apontem de volta para cada página em seu site de saúde.
- Obter backlinks de sites de saúde confiáveis.
- Gerenciando o índice do seu site ou mapa do site.
- Reivindicar seu site de saúde no Google Meu Negócio.
Investir em anúncios também pode ser uma ótima opção para seu consultório
O Google Ads é uma ferramenta de marketing digital que exibe anúncios imediatamente na forma de links patrocinados quando os usuários realizam uma pesquisa de determinado assunto.
Os resultados são baseados nas palavras-chave usadas na pesquisa, para que seu site possa aparecer na primeira página e ter destaque com relação a outros sites que falam sobre o mesmo assunto que o seu consultório.
O ideal é que a experiência do usuário seja relevante e a Vector pode te ajudar nisso.
Coloque-se no lugar do paciente. Se alguém acessasse qualquer página do seu site, saberia sua localização, ou os vários locais de seus consultórios médicos e serviços primários em cerca de 5 a 10 segundos? Eles conseguiriam entrar em contato com a pessoa certa rapidamente? As imagens e palavras representam o paciente médio da sua clínica de saúde ou prática?
O objetivo da Vector é ajudar consultórios e profissionais de saúde a aumentarem a taxa de conversão do seu consultório por meio de conteúdos relevantes e estratégias de marketing digital focadas para o site aparecer no Google.
Nós produzimos para o seu negócio tudo o que te ensinamos com este artigo no nosso blog, além de landing pages aprimoradas para aparecerem em dispositivos móveis e computadores nos resultados de busca.
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