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Uma nova tendência vem ganhando poder no mercado digital: o marketplace. Iniciada no Brasil no ano de 2012, o marketplace vem se tornando a preferência para os clientes em questão de plataforma para e-commerce, e mais do que isso, eles estão reinventando o conceito de marca.
Alguns profissionais de marketing digital acreditam que o marketplace será o futuro das vendas online e que as marcas não terão opção a não ser aderir a esse novo formato que está caindo no gosto dos consumidores e traz uma série de benefícios na hora da compra.
Para falarmos disso você precisa, inicialmente, compreender do que se trata o marketplace.
Você provavelmente já deve ter comprado em um marketplace e nem se deu por conta disso, por não saber que era um. Apesar da Amazon ser a referência desse tipo de mercado, temos diversos marketplaces que surgiram no decorrer como a Submarino e o próprio Mercado Livre.
Ele pode ser conhecido como “feirão online” ou “e-shopping” devido a sua funcionalidade ser muito semelhante à de um shopping center ou feirão físico, onde encontramos diversas marcas em um único lugar para compras. Ou seja, dentro de um único espaço virtual você se depara com os mais variados vendedores e produtos.
Por este motivo ele é um espaço que tornou a compra online muito mais prática e vantajosa para os clientes, uma vez que ele pode comprar uma variedade enorme de produtos de uma única vez, facilitando também a busca pelo melhor preço.
É bem simples de compreender a estrutura do marketplace! Para entender isso claramente, vamos trabalhar com uma situação hipotética.
Suponhamos que você possui uma loja que vendo roupas para cachorros. Você vai até um grande feirão e o dono do estabelecimento diz a você que pode expor seus produtos ali, pois assim você teria um maior alcance, e poderia vender mais. Quais as condições? Você poderia continuar usando sua marca, mas daria uma pequena porcentagem para o dono do feirão.
Pegue esse exemplo e imagine que tudo ocorre digitalmente, pronto você visualizou como funciona o marketplace.
No marketplace você é que estabelece o preço dos seus produtos, e a entrega é sempre definida por você em qual será a melhor maneira. O marketplace será apenas um meio para a realização de suas vendas e receberá o valor do cliente. Após o desconto do percentual do domínio digital, você recebe a sua parte
No caso alguns marketplace estabelecem um rigoroso percentual de qualidade para os produtos e marcas que são expostos por ele, afinal de contas, é necessário garantir uma padronização. Enquanto para os lojistas um dos principais desafios é garantir que seus clientes estão sendo bem atendidos no marketplace além da gestão unificado dos produtos, pois é preciso estar sempre atualizando o estoque, uma vez que muitos lojistas possuem seus estabelecimentos físicos.
Entretanto, como vimos, existem diversas vantagens para esse tipo de modelo, além de abrir muito espaço para o marketing digital. Ainda assim os desafios enfrentados podem ser facilmente solucionados com medidas bem elaboradas.
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