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Desde o lançamento do primeiro iPhone, há 10 anos, os hábitos de consumo de internet têm se transformado num ritmo cada dia mais acelerado. O conteúdo que antes era visualizado no conforto de sua casa (ou escritório) numa tela de PC hoje é muito mais visualizado em pequenas telas de smartphone do que em qualquer outra.
De acordo com dados divulgados pela Zenith Media, a internet móvel representará 75% do volume do tráfego mundial de dados pela internet. Em 2012 este número estava na casa dos 40%, e 68% no ano passado. Os dados foram obtidos através de ferramentas de publicidade online.
Em 2012, de acordo com este relatório, apenas 23% das pessoas nos 60 mercados pesquisados possuíam um smartphone, e 4% tinham um tablet. Hoje o número de usuários de celular subiu para 53% e os tablets já chegam a 15% das pessoas nestes mercados.
E o Brasil?
Por aqui a tendência é a mesma. Hoje 58% da população brasileira tem acesso à internet de alguma forma – 56% tem acesso via celular, em 2013 este número era de 31% – e este número expressivo ganhou impulso com a popularização de smartphones e de pacotes de dados mais acessíveis.
O acesso móvel via celular é a preferência de 89% dos usuários, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%), tablet (19%), televisão (13%) e videogame (8%). Estes dados são da 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, publicada no Portal Brasil.
Tá, mas o que estes números significam para meu negócio?
A cada dia fica mais claro que uma empresa que não está na internet está praticamente invisível para o consumidor que não passar diretamente em sua porta. A internet proporciona um ambiente excelente para divulgar sua marca e seus produtos, vender e expandir seu alcance e também para se comunicar com seus clientes.
Um dado interessante é o volume de vendas que a internet oferece. No Brasil, O valor gasto em e-commerce subiu de R$ 13.2 bilhões em 2014 para R$ 27.3 bilhões em 2015. Os dados são da Sociomantic, empresa alemã líder mundial em soluções de mídia programática.
É natural pensar que a confiança do brasileiro na segurança em se comprar na internet aumenta à medida que o uso também sobe, portanto este é um dos melhores momentos para utilizar a internet a favor de suas vendas.
O reflexo da popularização da internet móvel nas vendas via celular também aparece claramente. De acordo com esta mesma pesquisa 67% dos brasileiros usuários de smartphone já compraram via dispositivos móveis e 12% de todas as compras feitas via internet em 2015 foram via celular.
Como eu posso aproveitar essa onda da internet móvel?
Uma recomendação àqueles que querem começar a utilizar a internet a favor de seu negócio é que pensem sempre no usuário mobile (de celulares e tablets) como prioridade. Ter uma versão de seu site otimizada para o celular é hoje uma obrigação para quem quer lucrar com a web.
E não estamos falando apenas de um visual bonito. A performance é crucial neste momento. Quem usa celular e tem pacotes de dados limitados sabe o quão frustrante é tentar acessar um site com o 4G (ou 3G) não tão rápido. Também é importante considerar que, mesmo no smartphone mais veloz, uma página mal otimizada pode ser tão difícil de acessar que o usuário acaba desistindo da sua empresa.
Vivemos um momento de transição em diversos aspectos, e a transição do consumo da internet do computador para o celular não está acontecendo… já aconteceu! Quem não se adaptar rápido pode perder um espaço valioso neste início de ciclo, afinal esta geração que hoje não larga o celular para nada é a geração que num futuro bem próximo representará a maior parte dos consumidores do país.
Tenha em mente que a internet via celular é forte, só tende a crescer e o dinheiro movimentado pelo e-commerce mobile é tão real quanto qualquer cédula. Quem chega cedo pega o melhor lugar, então não espere muito para adaptar seu negócio para a internet móvel!
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Oie! Adorei o post e achei d+ o seu blog!
Muito agradecida pelas dicas!
Bianca