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O conceito de Inbound Marketing apesar de ser relativamente novo no mercado tem sido cada vez mais incorporado na rotina de vários ramos de atividades, principalmente em prestação de serviços na área da saúde.
O marketing médico possui particularidades e limitações, regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina. Porém, por se tratar de um marketing permissivo (em que a pessoa permite o contato e relacionamento das empresas), o inbound markerting tem ganhado atenção dos profissionais da área, consultórios e demais serviços em saúde.
O Inbound marketing
O conceito de inbound markerting é a prática de atrair um púlico já interessado (qualificado), ou seja, o público vem até você ao invés de você interromper a rotina deste público com anúncios que no momento não são importantes.
Também chamado de marketing de atração, essa técnica mudou o comportamento de empresas em todo o mundo no marketing digital, que passaram a entender que atrair menos pessoas, porém interessadas em seus assuntos é mais eficiente e barato do que anunciar para grandes audiências sem interesse prévio.
O inbound atua em 4 objetivos de ação: atrair, converter, vender e fidelizar. Esses objetivos traduzem o que chamamos de funil de vendas, que dita e sequência adequada de estratégia de inbound marketing.
Na prática, o inbound utiliza-se de ferramentas do markering digital como o marketing de conteúdo que consiste em entregar conteúdos relevantes ao público interessado, as redes sociais que disseminam este conteúdo onde o público está e, sobretudo, a automação de marketing que cuida do contato periódico com este público, educando-o sobre seus conteúdos até o momento adequado de venda.
Saiba mais: Automação de Marketing
O inbound na área da saúde
A prestação de serviços em saúde encontra no inbound marketing uma grande possibilidade de educar as pessoas sobre sua atividade e trazê-las para seu ambiente de forma orgânica e natural.
Atualmente é mais do que comum que pessoas procurem lugares ou profissionais especialistas em algum segmentado da saúde pela internet, isso quando não conseguem uma indicação pessoal. É muito fácil encontrar nas mídias digitais uma informação relevante nesta área, inclusive com referências.
Fica evidente que você como profissional da saúde ou empresário na área precisa voltar sua atenção para o investimento em inbound marketing.
Passo a passo para o Inbound Marketing
- Estabelecer os objetivos: atrair novos pacientes, fidelizar pacientes antigos, educar o público. Esses são objetivos distintos pelos quais se pode fazer estratégias de inbound também distintas.
- Definir a persona (público ideal): no marketing digital é importante personificar o seu público-alvo para conversar direta e eficientemente com ele. Dê nome, diga a região onde mora, sua renda, a composição familiar, seus hábitos, seus problemas, enfim, o máximo de informação possível.
- Definir a jornada de compra (aquisição do serviço): qual é o caminho percorrido pela sua persona até o momento do agendamento do serviço? Como você precisa se comunicar com ela em cada momento? Esse o comportamento do seu público na internet.
- Produção de conteúdo: produza conteúdos que de fato ajudem sua persona no seu dia a dia, em suas dúvidas e seus problemas. Entregue soluções úteis antes mesmo de falar do seu serviço. Seja referência em sua área, para depois conquistar o paciente!
- Investir em mídia paga: para agilizar a propagação dos conteúdos de sua estratégia, turbine essa ação com uma verba nas ferramentas de mídia paga como o google, Facebook, Instagram, Linkedin, dentre outras.
- Mensuração de resultados: etapa importantíssima de todo o processo de inbound, a mensuração de resultados deve ser periódica. Assim compreender o que funciona e o que cumpre ou não seus objetivos já definidos.
Investimento em inbound
É claro que inbound precisa de investimento financeiro, assim como em qualquer canal de marketing. Entenda que essa estratégia tem custo, porém, já é comprovado que esse custo pode ser até 60% mais barato do que o investimento em outros canais tradicionais como TV, rádio e mídia impressa.
O inbound envolve ferramentas tecnológicas, conhecimento especializado, site, blog e mídia digital paga. E para realizar uma estratégia eficiente de inbound marketing é necessária uma equipe com habilidades em produção de conteúdo de qualidade, design, publicidade e estratégia de marketing digital (SEO, ads, mídias sociais, blog, automação de marketing).
A grande maioria dos consultórios, clínicas e profissionais em saúde entende que este investimento é oneroso a princípio. Neste ponto as agências de marketing digital são uma boa possibilidade para implementar a estratégia de inbound, com profissionais especializados e bom custo-benefício.
Deu pra perceber que o inbound é perfeitamente possível para sua área de atuação, não é mesmo? Aqui na Vector nós comprovamos esse fato com vários clientes da área.
A Vector é uma agência especialista em marketing na área da saúde e possui uma equipe focada no desenvolvimento de inbound marketing.
E se você se interessou pelo assunto continue acompanhando nosso blog ou entre em contato conosco, para entender mais sobre as funcionalidades do inbound.