Tempo de leitura: 3 minutos
Já abordamos em outra oportunidade que a criação de um website de qualidade envolve vários itens importantes como arquitetura da informação, usabilidade, navegabilidade, design etc.
Dessa vez gostaríamos de comentar sobre outro desses requisitos, igualmente importante para o bom desempenho do site: a velocidade de carregamento.
Velocidade de carregamento
Velocidade de carregamento é o tempo de espera necessário para que um site buscado na internet seja entregue pelo servidor de hospedagem.
Vários fatores influenciam o carregamento rápido e eficiente de um site, sendo os principais a qualidade da programação, com uso fluente da linguagem e códigos web, a otimização de imagens e arquivos disponibilizados e uma boa conexão no servidor de hospedagem.
Um site que reúna essas características fica protegido contra os graves prejuízos da lentidão.
Prejuízos de um site lento
Quanto mais diversificadas, complexas e numerosas as demandas de utilização da internet, maiores são as exigências do usuário quanto à velocidade e o desempenho dos sites.
Estudos indicam que a expectativa dos usuários para a velocidade de carregamento de um site subiu de 4s em 2006, para apenas 2s em 2010. E a tendência é que ela continue crescendo.
Deixar de valorizar esse requisito não é mais uma alternativa para empresas com presença digital, já que a lentidão prejudica não só a experiência do usuário, mas também a visibilidade do site na internet e até mesmo as vendas.
Visibilidade e rankeamento
A velocidade de um site impacta significativamente sua visibilidade na web, já que ela é um dos principais fatores analisados pelos principais buscadores online, como Google e Yahoo.
Segundo o próprio Google, a análise para rankeamento perpassa tanto a velocidade média do carregamento como a posição no ranking geral de velocidade, em termos percentuais.
Isso significa que, se o carregamento do seu site é demorado ele será penalizado durante o rankeamento, ficando atrás dos sites que tenham a mesma relevância e pertinência temática, mas com melhor tempo de carregamento.
Várias são as ferramentas que auxiliam a análise de performance de um site. Entre as mais conhecidas e eficientes estão o GTmetrix, o PageSpeed Insights e o Webpagetest.
Vendas
Um site lento, além de prejudicar a experiência do usuário, tornando difícil e tediosa a navegação entre as páginas, apresenta, ainda, pior resultado em vendas.
Segundo pesquisas¹, um atraso de apenas 1 segundo no carregamento da página resulta em um decréscimo de 11% em visualizações, 16% na satisfação do usuário e 7% em conversões.
O impacto da velocidade é ainda mais relevante durante as transações ou o processo de compra. Segundo dados levantados pela AT&T³, entre 37 e 49% dos usuários que experimentam problemas com desempenho ao completar uma transação online abandonam o site ou buscam o produto em um concorrente.
Para não perder oportunidades de negócio, certifique-se do bom desempenho do seu site, melhorando continuamente a experiência do usuário e os requisitos técnicos necessários a um bom rankeamento.
Atenção a detalhes pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua estratégia de presença digital.
Conheça a Vector acessando nosso site e não se esqueça de nos seguir no Facebook e Twitter.
FONTES:
1-http://www.aberdeen.com/research/5136/ra-performance-web-application/content.aspx
2- http://www.nytimes.com/2012/03/01/technology/impatient-web-users-flee-slow-loading-sites.html
3- https://www.business.att.com/content/productbrochures/site-acceleration.pdf.