Tempo de leitura: 3 minutos
Se você já possui um ou ainda está pensando em criar um site, você já deve ter se deparado com o termo SEO. Do inglês Search Engine Optimization, este termo é aplicado ao trabalho de otimização de um site para as ferramentas de busca, isso é: tudo aquilo que você faz no seu site para que ele tenha um bom ranking no Google, Yahoo, Bing e etc.
E por que isso é importante? Porque o tráfego que as ferramentas de busca geram para o seu site é totalmente grátis! Isso mesmo. Você não precisa investir nenhum dinheiro em campanhas pagas para conseguir excelentes resultados e atrair visitantes para o seu site usando o SEO.
A Vector desenvolve seus sites totalmente otimizados para as ferramentas de busca na web (Google, Bing e Yahoo) e com base nestes princípios, apresentamos este guia com todos os passos que você precisa saber sobre o SEO do seu site.
Esse guia de SEO serve como um passo a passo para você fazer o SEO do seu site. Faça cada ponto de uma vez, e quando você tiver cumprido todas as etapas, use as ferramentas que indicamos no final do texto para verificar se seu site está configurado corretamente.
1) Título do Site
Na parte do título, a palavra chave principal deve estar inclusa, bem como o nome da marca. O título deve ter no máximo 60 caracteres e ainda pode incluir a localização.
2) Descrição do Site
Já em relação a descrição do site, o máximo de caracteres por aqui é de 150. Ela tem a missão de fazer uma breve descrição do site abaixo do nome nos buscadores online. É essencial conter as palavras chaves já definidas e o nome da marca.
3) Otimização Geral do Site
Hoje graças aos smartphones, o seu site deve ser responsivo, ou seja, ter uma versão mobile além da já convencional para web. Você também deve permitir nas configurações com sua hospedagem, que seu site seja encontrado pelas ferramentas de buscas. Para gerenciar o fluxo do site, o Google Ads deve estar conectado.
4) Estrutura e Design do Site
A estrutura dever ser o mais simples o possível e com a navegação clara, facilitando a experiencia do visitante. Deve conter pelo menos um título em H1 para o ranckeamento. Todas as páginas (sem exceção) devem ter URL’s relevantes ao conteúdo presente nas páginas.
5) Redes Sociais
Incluir ícones incorporados para as Redes Sociais da marca.
6) SEO local
Seu site deve estra listados no diretório de negócios do Google. Informações de contato como telefone e endereço também devem estar presentes.
7) Imagens
Todas as imagens devem possuir alt text, que nada mais é do que uma descrição do conteúdo da imagem. Além disso, todos os arquivos de imagem devem conter as palavras chaves definidas.
8) Conteúdo
Todo o conteúdo deve ser original, relevante e atualizado com constância. O uso de links externos, se usados da maneira correta, também auxiliam no rankeamento.
Agora que você terminou o guia de seu site, verifique o resultado utilizando as ferramentas de uso gratuito que selecionamos para você:
GTMetrix – É uma ferramenta muito útil para saber como está o desempenho de seu site.
WOORANK – Analisa desde o SEO ao Marketing Digital: utilize WooRank para analisar e otimizar qualquer website.
Acompanhe-nos na nossa página no Facebook e no Linkedin para ficar por dentro de diversas curiosidades, dicas e novidades de marketing digital! Não fique de fora do mercado online, invista também nas suas redes sociais com a Vector! Acesse nosso site ou fale com nossa equipe comercial pelo telefone: (31) 3889-2791.