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O marketplace está se tornando uma ferramenta muito comum no mercado digital brasileiro, amplificando as experiências de consumo dos usuários, e o Google Shopping é um exemplo extraordinário disso! A plataforma que estreou em 2011 atualmente é uma das melhores no ramo.
Falamos anteriormente sobre o que é o marketplace, mas se você ainda não sabe o que é bem fácil de compreender. O marketplace é como um shopping virtual com diversas lojas online em um único lugar. E quem seria melhor para fazer isso do que o “rei das buscas”, o Google.
O principal objetivo da plataforma é exibir uma variedade de produtos de diversas lojas virtuais, oferecendo ao usuário do Google uma forma mais dinâmica de encontrar o produto desejado, ao invés da longa e tradicional busca que ele deveria fazer, o que muitas vezes pode prejudicar a experiência do comprador.
Por este motivo o Google Shopping apresenta produtos com extrema relevância para o que o usuário procura, juntamente com os locais onde está a oferta, fotos do produto, descrições importantes e assim por diante para que o cliente tenha tudo em primeira mão.
Antigamente a plataforma funcionava como freemium, ou seja, ele oferecia uma versão gratuita e a opção comprada com outras vantagens, entretanto atualmente para que a sua loja apareça no Google Shopping é preciso pagar por tal serviço
Vamos entender mais especificamente como funciona essa vitrine online!
Para entender da melhor forma possível, e com a melhor maneira, elaboramos um exemplo e iremos acompanha-lo durante toda a explicação. Então, suponhamos que você está em busca de um novo smartphone e decide pesquisar isso no Google.
Ao realizar a pesquisa, o Google Shopping irá aparecer acima dos links patrocinados, como um formato de carrossel com o nome dos produtos, imagem, preço e a loja virtual em que você encontra a oferta. Clicando na seta da direita você pode ir navegando pelo carrossel completo.
Entretanto, se você quer fazer uma busca refinada do seu produto e ir mais afundo, basta clicar em “Shopping” (aonde fica as opções imagens, todas, vídeos e etc.) e você abrirá uma janela mais específica do Google Shopping como você pode ver abaixo:
Aqui a experiência é amplificada. Os produtos continuam apresentando nome, preço, e loja, porém com mais informações e até mesmo com descrições colocadas pelo lojista ao fazer o upload do produto no Google Shopping.
Você ainda tem outras opções interessantes para melhor sua navegação, que são os filtros do lado esquerdo da página. No caso da pesquisa por smartphone você pode encontrar as seguintes opções:
Mostrar apenas |
Resolução da câmera traseira |
Preço |
Número de chips |
Marca |
Peso |
Memória interna |
Autonomia da bateria |
Sistema operacional |
Recursos |
Tamanho da tela |
Vendedor |
Obviamente alguns dos filtros irão modificar conforme as características daquilo que você pesquisou necessitarem. No caso se pesquisar tênis, por exemplo, haverá outros filtros.
Afinal de contas, você deve estar se perguntando, como coloco meus produtos nessa ferramenta?
O Google Shopping funciona por meio do Google Merchant Center aonde o lojista registra o produto com todas as informações que são necessárias. Você pode ver isso mais especificamente na central de ajuda do Google.
É válido frisar que quando estamos tratando do marketplace do Google Shopping o que vale para melhor indexação é a melhor descrição. Preenchendo tudo da melhor forma possível você terá um melhor resultado perante a busca do usuário.
As vantagens para quem se envolve com o Google Shopping são incríveis, inclusive por ele ter uma ligação direta com o Google AdWords, pois o cadastro do Google Merchant Center é integrado com o do AdWords. Inclusive, você pode configurar por meio dele.
Além disso, e de agregar uma experiência melhor aos usuários podemos contar com um maior tráfego na loja virtual, devido a posição do Google Shopping nas buscas, leads mais qualificados, mais conversões, e você ainda conta com maior presença nas buscas e um monitoramento detalhado da performance dos seus produtos.
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