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Como dissemos em outras oportunidades, ter uma estratégia de marketing digital é fundamental nos dias de hoje em que a internet é parte importante do dia a dia das pessoas.
Essa estratégia perpassa, todavia, para ser bem-sucedida, pela visibilidade e aquisição de tráfego.
Mas você sabe o que é tráfego?
Entendendo o tráfego
Tráfego nada mais é que o fluxo de movimentação dos usuários na web.
Aquisição de tráfego é o conjunto de ações e estratégias pelas quais o fluxo de usuários é atraído para um determinado website, blog ou perfil em redes sociais.
Existem várias maneiras de um usuário da internet chegar até um site: através dos buscadores, como o Google, por uma referência em outro site ou rede social ou até mesmo digitando diretamente o endereço no navegador.
Dentro de uma estratégia de marketing digital, monitorar o tráfego e criar mecanismos corretos para atrair visitantes interessados nos produtos e serviços disponibilizados no site é etapa fundamental para gerar oportunidades de negócio e vendas online.
Origem do tráfego
Como vimos, existem várias maneiras de um visitante chegar até um site. Em função da origem o tráfego de um site pode ser divido em direto, referência, social, orgânico e pago.
Tráfego Direto
Direto é o tráfego originado pelo visitante que digita diretamente o endereço do seu site no navegador.
O tráfego direto se refere, portanto, a um grupo de pessoas que já conhece o site, notadamente usuários recorrentes ou antigos, que buscam o endereço por novidades ou atualizações.
Esse público é mais propenso à fidelização e engajamento, já que seu retorno pode indicar que ele tenha gostado da experiência e contato com o site.
A constância na atualização de conteúdos interessantes é o que mantém a visitação desse grupo.
Tráfego de Referência
Diferentemente do tráfego direto, o tráfego de referência diz respeito aos visitantes que chegam a um determinado endereço através de links e indicações disponíveis em outros sites.
Essa indicação pode ser feita de várias formas, entretanto, a que mais gera resultados positivos é a referência dentro do conteúdo do site, isto é, quando o autor do texto menciona positivamente o endereço, convidando seus visitantes/leitores a conhecerem o site. Nesses casos o usuário tem, de maneira geral, um interesse maior de ouvir o que o site indicado está falando ou conhecer seus produtos e serviços.
Outros tipos de referência são interessantes, mas não necessariamente profícuos, como a indicação dentro de uma lista de favoritos (ex: blogroll). O problema com esse tipo de referência é a taxa de rejeição, ou seja, quando o usuário visita seu site e imediatamente o deixa, muitas vezes por já ter satisfeito uma curiosidade superficial.
Ter um bom relacionamento na rede é uma das formas de conquistar referências positivas e gerar novas visitações por essa forma de tráfego.
Tráfego Social
Aqui o pensamento é quase o mesmo, o usuário visita seu site por uma indicação ou referência, mas agora realizada pelas mídias sociais.
Como a referência no formato blogroll, as redes sociais tendem a gerar grandes taxas de rejeição, quando a pessoa vê um conteúdo indicado específico e logo deixa o site para voltar à rede social.
Todavia, as redes sociais são o meio mais eficaz de disseminar conteúdo, já que possuem a potencialidade de “viralização” e são, tipicamente, ambientes ideais para o compartilhamento de informações e novidades.
Se seu conteúdo é relevante é possível que as redes sociais se incumbam elas mesmas de disseminá-lo, espalhando sua marca por toda a internet.
Tráfego Orgânico
Agora vamos ao tipo de tráfego mais importante e comentado, o tráfego orgânico, ou seja, aquele originado nos buscadores como Google, Yahoo Search, Bing etc.
Já ouviram a expressão “o que não está no Google, não está no mundo”? Não? Mas essa é a realidade da internet.
Se o site não é relevante, não tem conteúdo de qualidade e nem é tecnicamente bem feito é bem provável que ele não apareça no Google, isto é, que esteja lá, mas bem escondido na milésima página de resultados.
Você se lembra das últimas vezes em que procurou por um determinado produto e serviço na internet? Nessas oportunidades, quantas vezes você passou da primeira página de resultados do Google para encontrar um site que entregasse aquilo que estava procurando?
Nunca, não é mesmo? Segundo o próprio buscador, 94% dos usuários que pesquisam por sua plataforma não passam da primeira página de resultados!
Essa é a importância do tráfego orgânico. Em uma imensidão de websites e outros locais na rede, se o seu site aparecer na primeira página do buscador quando as pessoas buscam por uma determinada palavra-chave ou termo específico isso será determinante para o reconhecimento da sua marca e visibilidade dos seus produtos e serviços.
Conseguir uma posição na primeira página , e mais, nos primeiros resultados, é resultado da combinação relevância (bom conteúdo e boas referências) e técnica de desenvolvimento. Para isso é necessário a árdua tarefa de aplicar as devidas técnicas de SEO e disponibilizar grande quantidade de conteúdo relevante, atualizado regularmente, que tenha conquistado boas referências de outros site na rede.
Essa é a forma de aquisição de tráfego mais trabalhosa, mas também mais profícua em termos comerciais, já que o usuário que vem do tráfego orgânico buscava ativamente seu produto, serviço ou conteúdo, tendo maior interesse em fechar negócios ou se relacionar com seu site.
Tráfego pago
Se a competição em relevância e técnica é muito acirrada no seu nicho de mercado, se você deseja resultados rápidos ou se você não tem disponibilidade para investir em conteúdo e técnica o caminho adequado será o tráfego pago.
O tráfego pago é aquele em que os visitantes são levados ao site, blog, perfil etc através de links patrocinados ou anúncios online.
Existem várias plataformas para patrocínio de links, sendo as mais conhecidas e utilizadas Facebook Ads e Google AdWords. Já falamos um pouquinho sobre anúncios online neste post e em um próximo falaremos especificamente sobre as diferenças entre Facebook Ads e Google AdWords.
Saber como as plataformas funcionam e seus objetivos é o diferencial para uma aquisição de tráfego adequado a cada meta da estratégia geral de marketing.
Enquanto o facebook Ads, por exemplo, pode aumentar significadamente o tráfego social de um site e blog, por meio do patrocínio de posts, disseminando rapidamente conteúdos importantes para a estratégia, o Google AdWords é capaz de gerar tráfego qualificado, de fundo de funil, isto é, de clientes que já possuem intenção de compra, uma vez que a plataforma é o meio utilizado pelas pessoas que buscam por algo ativamente.
Uma boa estratégia de marketing digital aborda todas as aquisições de maneira adequada, investindo em relevância e técnica (tráfego orgânico), sem deixar de explorar as vantagens do tráfego social e pago.
Utilizar as potencialidades da internet para aumentar as vendas não é só interessante mas extremamente necessário em tempos de alta conectividade como o em que vivemos.
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