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As redes sociais são extremamente dinâmicas e espontâneas. A cada minuto, milhares de pessoas compartilham textos, vídeos, imagens e experiências.
Para explorar todo o potencial de branding e de vendas que essas redes oferecem é preciso saber gerenciar, com eficiência, as páginas e perfis comerciais.
Reunimos neste post algumas dicas para esse gerenciamento.
Conteúdo em formatos diversos
Uma característica marcante das redes sociais é a criatividade. Cada plataforma permite que as pessoas se relacionem e troquem informações por meio dos mais variados elementos audiovisuais e gráficos.
Produzir conteúdo utilizando esses elementos é muito importante.
Vídeos, gifs, imagens e áudios criados com qualidade e em momento oportuno (timing) possuem grande potencial para se tornarem populares, impulsionar campanhas publicitárias e gerar leads.
Além dos recursos audiovisuais mais conhecidos, a criatividade também é fundamental para produzir eventos e materiais especiais como infográficos, webinars e podcasts.
Planejamento de pauta
Para ser relevante e manter o público engajado é preciso estar atento não só às novidades de cada plataforma, criando materiais que respondam ao movimento rápido das redes sociais, mas, também, à frequência de disponibilização de conteúdos valiosos para a audiência, abordados com maior profundidade e de acordo com a estratégia de marketing.
Para não perder o foco, estabelecer um cronograma de postagens com antecedência adequada se torna essencial. Esse planejamento observará a complexidade e importância do assunto, viabilizando tempo necessário para que a equipe realize pesquisas e prepare material rico a ser divulgado.
E não podemos nos esquecer de que o blog é ferramenta importantíssima nesse processo, já que é um dos meios adequados para o aprofundamento necessário de alguns conteúdos relevantes, mais versátil que e-books e whitepappers, mas deve ser atualizado com a devida frequência.
Comunicação e interação
Compreender a linguagem de cada plataforma e, especificamente, da audiência, é também muito importante.
Dispensar tempo e cuidado para se adequar à forma de expressão, comportamento e interesse dos seguidores garantirá comunicação mais eficiente e pessoal, com maior engajamento.
Não basta, todavia, gerar engajamento nas redes sociais sem interagir, responder comentários e perguntas e, quando possível, atender demandas reiteradas.
Evolução
Uma das vantagens das redes sociais é a aproximação que realiza entre empresas e clientes. Mas é preciso estar preparado para receber, filtrar e processar críticas e opiniões desfavoráveis sobre produtos, serviços e postagens.
Faz parte da avaliação dos serviços de uma empresa recolher impressões e opiniões pertinentes para alinhar estratégias de marketing e vendas e, inclusive, quando cabível, reavaliar condutas operacionais e evoluir.
Um gerenciamento eficiente das redes sociais garantirá não só visibilidade da marca, aproximação entre empresa e clientes, mas, principalmente, será suporte para geração de oportunidades de negócio, aumentando as vendas quando alinhado a um planejamento estratégico de marketing.
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