Tempo de leitura: 5 minutos
O marketing é uma área conhecida pela maioria das pessoas, mas você já ouviu falar em marketing médico? Com ele você pode fazer com que pacientes considerem visitar o seu consultório prioritariamente antes de pensar em outro concorrente da área da saúde.
A área da saúde, mais do que nunca, precisa estar atenta às mudanças do comportamento dos pacientes, principalmente quando se trata de assuntos relacionados ao marketing digital.
No artigo de hoje, você vai entender qual é a importância do marketing médico para profissionais e instituições da área da saúde e quais são as estratégias e técnicas que são utilizadas por agências de marketing para garantir uma presença digital assertiva.
O que é o marketing médico?
Segundo o dicionário Oxford Languages, marketing é uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços.
Que atende às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo à pesquisa de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, etc.
Logo, marketing médico é a aplicação desse conjunto de atividades, em prol da fidelização de clientes, posicionamento de marca, criar e entregar valor, entre outros objetivos para o seu negócio na área da saúde.
O marketing tradicional, que sempre foi muito conhecido por trazer resultados essenciais à empresas e negócios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, vem dando lugar ao marketing digital, falaremos dele a seguir.
Quais mudanças o negócio pode ter após adotá-lo?
Com o avanço tecnológico, o mercado tem se expandido cada vez mais no ambiente digital, após o surgimento e crescimento das redes sociais, sites e e-commerces, por exemplo.
Com isso, os consumidores têm adotado a prática de compras on-line, pois há inúmeras vantagens que facilitam a vida de quem consome produtos e serviços no dia a dia.
Alguns exemplos são: A economia de tempo, pois o cliente não precisa sair de casa para adquirir o que precisa, facilidade em efetuar agendamentos e pagamentos online, sem a necessidade de filas ou espera, entre outros.
O marketing é essencial para o crescimento de qualquer negócio, principalmente hoje em dia, em um cenário onde a concorrência e variedade é muito comum.
Ao adotá-lo, seu negócio poderá ter melhor planejamento, maior alcance e aquisição de novos pacientes, objetivos mais claros ao entender mais sobre seu público alvo, análise de resultados baseados nas métricas de pesquisas de mercado, entre outros.
As vantagens de adotar as estratégias de marketing
Sabendo que todo negócio precisa de uma estratégia de marketing para se desenvolver melhor, listamos algumas das inúmeras vantagens que você e seu consultório terão após adotá-la.
1. Maior alcance e fidelização de pacientes
2. Posicionamento de marca
3. Pesquisa de mercado
4. Melhoria no planejamento
5. Definição de metas e objetivos
6. Definição de público alvo
7. Estratégias de vendas
8. Análise de métricas
9. Estruturação de imagem e identidade visual (branding)
10. Divulgação de serviços
Uma das maiores vantagens do marketing digital, é tornar o seu negócio presente na vida de seus consumidores diariamente, através da internet eles podem encontrar a sua empresa com a palma da mão.
No ano de 2020, a pandemia do Covid-19 trouxe a necessidade do isolamento social, levando as pessoas a passarem mais tempo em casa, e consequentemente, consumindo mais ainda as redes sociais.
As empresas que não tinham o marketing digital como uma atividade ainda, viram a importância de adotar a prática, e buscaram agências às pressas para implantarem estratégias de marketing em seus negócios.
Garantindo o retorno dos pacientes
Pode ser que alguns pacientes, ou a maioria deles, não retornem depois da primeira consulta, mas quando seu negócio tem uma presença digital, isso é revertido, pois seus clientes passam a ter contato direto com sua marca diariamente.
Com a internet, através das redes sociais por exemplo, é possível tirar dúvidas dos seus pacientes, publicar materiais que ensinam e informar sobre a importância de dar continuidade nos tratamentos e cuidados com a saúde, isso gera relacionamento e você poderá atrair mais pacientes.
É possível criar ações que relembrem os pacientes de retornarem ao consultório para novas consultas, através de um sistema automático que notifica sua rede de clientes, evitando interrupções nos tratamentos e o distanciamento de seus consumidores.
Construção de autoridade e aumento de confiança
Atualmente, os primeiros passos de um paciente é escolher um profissional da saúde na internet para atender às necessidades precisas. Geralmente as pessoas buscam por profissionais bem indicados, pois querem ser atendidas por alguém em quem confiem.
Além disso, com a presença digital é possível construir autoridade e passar confiança aos seus pacientes, ao estar presente todos os dias em suas vidas virtualmente.
Além das redes sociais, outra opção essencial para quem deseja ter uma presença digital e trazer crescimento para o seu negócio na área da saúde, é a criação de um site, nele podem ser aplicadas estratégias de marketing como técnicas de SEO para que os pacientes encontrem seu conteúdo e consultório.
Leia também: Entenda a importância do SEO
Criando conteúdos com estratégias de marketing, é possível também transmitir a amplitude de seu conhecimento médico, focando em sua especialidade ou mostrando suas experiências na área da saúde.
Uma das redes sociais mais utilizadas hoje em dia, para gerar crescimento para empresas e negócios, é o Instagram, na plataforma é possível criar um perfil totalmente voltado para a produção de conteúdo com estratégias de marketing médico para divulgar o seu trabalho, alcançar pessoas em massa e fidelizar pacientes.
Nós da Vector somos especialistas em aplicação de técnicas de marketing digital, com foco em empresas e profissionais da área médica. Ficaremos felizes em te ajudar nesta estratégia infalível. Acesse nosso site e conheça mais sobre a agência.