Saiba mais sobre automação de marketing

Tempo de leitura: 5 minutos

Automação de marketing é a utilização de tecnologia / softwares para automatizar os processos estratégicos de marketing, otimizando tempo e mão de obra nas atividades.

São incontáveis os conteúdos relacionados a este tema, inclusive de grandes especialistas e empresas pioneiras na área. Cada um define de sua forma o termo, que no fim das contas tem o mesmo objetivo: automatização do marketing. Processo cada vez mais intrínseco em empresas de todos os portes e ramos de atividade.

Vamos então entender um pouco sobre este processo e quais os reais benefícios de implantá-lo em suas atividades de marketing.

automação de marketing

O que é a automação de marketing

Com a estrondosa ascensão do uso das redes sociais como canal de vendas pelas empresas, bem como a grande aceitação dos usuários, ficou muito claro que alguns processos precisam ser automatizados. Era necessário garantir o atendimento e comunicação contínua com potenciais clientes ou clientes atuais, criando momentos de aprofundamento dos assuntos ou até mesmo decisão de compra.

Começaram então a surgir ferramentas tecnológicas que permitiam a criação de várias facilidades. Mas engane-se quem pensa que a automação de marketing trata-se apenas do software em si. Ela é um conceito, uma metodologia que precisa ser aplicada estrategicamente, o software é apenas o facilitador da execução do planejamento.

Isso mesmo, não adianta ter uma excelente tecnologia se você não estudar e conseguir desenvolver ações para cada tipo de persona e sua jornada de compra. Montar fluxos de nutrição produtivos de acordo com a etapa do funil de vendas em que cada potencial cliente se encontra.

A automação de marketing, portanto, trabalha a qualificação do lead, fazendo com que ele percorra sua jornada de compra, descendo as etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo) de maneira assertiva. Esse processo ajuda a priorizar ações e contatos de acordo com o momento do cliente, o que facilita e muito o trabalho da equipe de vendas que já recebe leads quentes, aqueles mais propensos à compra.

Plataformas de automação de marketing

Em regras gerais os softwares de automação de marketing possuem funcionalidades importantes como base de contatos (leads), segmentação de leads, envio de e-mail marketing e montagem de fluxo de nutrição. Algumas, mais completas ainda, oferecem criação de landing page, lead scoring, lead tracking, integração com mídias sociais e até mesmo avaliação de palavras chave para o trabalho de SEO. Não vamos aqui aprofundar sobre as funcionalidades.

Algumas ferramentas “gringas” são bem completas e pioneiras neste mercado com destaque para Hubspot, Infusionosoft e Sharpspring. E outras mais simplificas que atendem bem empresas iniciantes como Active Campaign e Mailchimp.

No grupo de plataformas brasileiras o destaque fica para Rd Station e Lead Lovers. O primeiro sendo mais completo e com mais tempo de mercado, e o segundo como opção interessante e de menor custo.

O importante é avaliar as opções do mercado e definir aquela que melhor atende sua demanda atual. A maioria das plataformas de automação possuem versões, variando de acordo com as funções. Portanto, você pode iniciar com uma versão mais básica e fazer upgrade quando necessário. E tem mais uma infinidade de ferramentas, basta pesquisar.

Benefícios da automação de marketing

E finalmente queremos elencar os tão almejados benefícios em se aplicar a automação de marketing em sua empresa ou em se especializar na área. Se você leu até aqui, já percebeu algumas vantagens importantes, mas vamos a elas.

  • Otimização da gestão do tempo das equipes de marketing e vendas, uma vez que processos, antes repetitivos e demorados, serão automatizados;
  • Melhor entendimento da jornada de compra do cliente;
  • Melhor e mais constante comunicação com o cliente atual, auxiliando muito o pós-venda;
  • Funil de vendas mais eficiente e ágil;
  • Equipe de vendas mais produtiva e assertiva, com a entrega de leads mais qualificados e com real interesse;
  • Redução de custos operacionais dos setores de marketing e vendas, focando em análises e decisões estratégicas;

Enfim, esses são apenas os principais benefícios da utilização desta metodologia. Na rotina diária pós-implantação você terá melhorias visíveis em vários sentidos no setor de marketing.

Especialistas em automação de marketing

Já alertamos aqui sobre a importância da estratégia para uma automação de marketing realmente eficiente. Afinal uma plataforma que automatiza todas as ações de marketing não funciona sozinha.

Sem um profissional especialista em automação, que entenda a fundo a persona, jornada de compra e táticas para o funil de vendas, as empresas acabam jogando dinheiro fora e ainda acham que a ferramenta não dá resultados.

São necessários profissionais com perfil mais estratégico para montagem dos fluxos e de campanhas de nutrição de leads, assim como com visão analítica para operacionalizar a ferramenta de acordo com a estratégia traçada.

No setor interno de uma empresa seriam necessários no mínimo dois profissionais de nível pleno ou superior para este trabalho. Quando esse serviço é terceirizado as empresas especialistas em marketing digital podem entregar estratégia e operação em menor tempo e custo de acordo com as demandas.

Nós da Vector oferecemos um trabalho diferenciado em automação de marketing com uma equipe de especialistas na área. E temos orgulho em ajudar tantas empresas a melhorarem significativamente seus resultados.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a automação de marketing, seu conceito e funcionamento, esperamos que:

– como empresário – tenha uma visão mais clara dos benefícios e do investimento;

– como profissional de marketing – tenha esclarecido suas dúvidas iniciais sobre o tema.

Agora é mãos à obra e alcançar os resultados que almeja.

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