Tempo de leitura: 3 minutos
Utilizar todo o potencial da internet para favorecer o próprio negócio já é mandatório nos dias atuais, mas, para isso, é preciso manter atualização constante do conteúdo e desconfiar quando já passou da hora de uma renovação geral.
Além do processo natural de atualização, ainda existem circunstâncias e necessidades supervenientes que motivam modificações, como a troca de identidade visual, problemas de usabilidade e navegabilidade, aumento ou reestruturação de serviços e mudanças tecnológicas.
Abaixo reunimos alguns sinais indicativos de que o momento da mudança já chegou pra você.
Visual e estrutura
Um layout agradável e atualizado pode fazer toda a diferença para o seu site: aumentar o número de acessos, o tempo de permanência dos usuários e a conversão de visitantes em clientes potenciais.
Você se lembra dos sites dos anos 90? Ainda no começo da história do design para web, os sites exibiam cores, texturas e fontes extravagantes, excesso de textos e falta de uma definição clara de arquitetura da informação. Em muitos deles, nem mesmo a barra de menus era encontrada.
Visualmente, a maioria se assemelhava a folhetos de supermercado, marcados por uma poluição visual desconcertante, algo que destoa imensamente das tendências do design atual: plano, clean, funcional e estruturado.
Um site com layout desatualizado prejudica, e muito, a imagem da empresa, pois não só transmite falta de credibilidade e profissionalismo, como também insegurança. Você não forneceria seus dados em um site de aparência duvidosa:
Se seu site apresenta layout parecido com o exemplo da esquerda e se, além de visual desatualizado ele é confuso e sem estruturação, a renovação é urgente!
Usabilidade e navegabilidade são requisitos indispensáveis nos dias de hoje. Toda a estrutura do site deve ser pensada e executada para facilitar a vida do usuário, deixando a navegação pelas diferentes páginas e seções intuitiva e simplificada.
O visitante deve sempre saber onde está e, ainda, encontrar as informações que precisa sem complicações.
Funcionalidade e tecnologia
As mudanças no site podem ser motivadas, ainda, pelo avanço da tecnologia e modernização dos sistemas.
Já há algum tempo que não basta simplesmente publicar um site é preciso ter visibilidade e relevância para os diferentes buscadores, estando, realmente, a um clique do seu cliente potencial.
A análise de performance do site, com monitoramento no Google Analytics e otimização constante de SEO, nunca foi tão importante para obter resultados comerciais.
E não é só isso, nos dias de hoje, a busca por informações e serviços via dispositivos móveis é altíssima, sendo indispensável a adequação dos sites (responsividade) ou criação de versões exclusivas para esses dispositivos (mobile).
Se você tem um site que não aparece nas primeiras posições ou sequer nas primeiras páginas do Google e, ainda, se sua página não é visualizada corretamente nos dispositivos móveis esse é mais um indicativo de que hora da atualização já chegou.
Finalmente, empresas mudam, evoluem, assim como seus serviços.
Os sites devem acompanhar essas mudanças para oferecer ferramentas e funcionalidades de acordo com novas necessidades do negócio. Nessa categoria se encaixam, por exemplo, criação da loja virtual, disponibilização de chat online, automação do envio de newsletter, criação de área de orçamento online e área restrita, entre outros.
Seja qual for o motivo, saber a hora da atualização é indispensável para continuar crescendo e não perder o manancial de oportunidades de negócio geradas via internet.
A Vector tem experiência de mais de 20 anos oferecendo soluções para empresas na internet. Acesse nosso site e saiba mais.